“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”; “…Porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre”. Sl. 133:1 e 3
O ser humano tende a desenvolver um senso de autossuficiência e egoísmo. Estamos vivendo num tempo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e , ao mesmo tempo, cada vez mais isoladas.
Existem muitos que dizem que, viver em solidão é uma bênção, que ficar só em casa, numa boa, incomunicável, pode ser bom, que agente pode ser feliz sozinho. Percebam, isso é o que a sociedade diz, não o que Deus diz.
O Sábio Salomão escreveu em Pv. 18.1 – “O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria”.
Desde o princípio da criação Deus notou a solidão no homem e percebeu que não era algo bom. “Não é bom que o homem esteja só”(Gn. 2.18).
Salomão diz que, “aquele que se isola busca seu próprio interesse”. Em outras palavras, torna-se uma pessoa egoísta, que pensa só em si mesmo.
Essa atitude egoísta vai contra a verdadeira sabedoria. “Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança” Pv. 11.14.
O verdadeiro sábio é aquele que entende que não pode viver sozinho. Nós precisamos uns dos outros, e isso é algo bom.
A bíblia nos ensina e incentiva a viver unidade e comunhão. É um assunto tratado em toda a Palavra.
O nosso Deus não é solitário, desde a eternidade Ele é Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, a Trindade é a maior prova do valor intrínseco da comunhão. Deus deseja que nos relacionemos, especialmente com sua Igreja e com os salvos.
Não se isole, se envolva, participe dos momentos de comunhão da igreja, faça amizades, ore junto com alguém, compartilhe suas necessidades.
Procure conhecer e participar dos nossos Grupos de vida.
Pr Fabrício Duarte