“Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo?” Lucas 6:46

Depois de um lindo sermão na montanha, Jesus concluiu alertando seus discípulos de que nada adianta ouvir as suas palavras e não praticá-las. Os nossos atos são o selo de autenticidade da nossa fé e comprovam que somos seguidores de Cristo.

Para que os discípulos pudessem entender a necessidade de haver coerência entre as suas palavras e obras, Jesus apresenta três imagens: a árvore identificada por seus frutos, o coração como um depósito e a casa bem edificada.

Como filhos de Deus, somos chamados a dar bons frutos, condizentes com a nossa fé. Da mesma forma que é impossível ir a uma laranjeira e colher
maçãs, as nossas obras devem estar conforme à nossa nova natureza em Cristo Jesus. Pra isso, é necessário sempre criar um ambiente espiritual
saudável, limpando e regando o coração com a palavra, podando e arrancando as “ervas daninhas” que tentam corromper os valores do Reino
de Deus e as nossas convicções.

Nesse processo, precisamos essencialmente da ajuda do Espírito Santo, pra sondar e esquadrinhar os nossos corações. É dentro dele onde serão
gerados o bom ou o mau tesouro. Esteja atento às coisas que você tem depositado em seu coração, pois o que você entesourou nele, será externado
através das sua palavras e formas de agir. Por fim, Jesus nos ensina que ouvir e praticar as suas palavras é como construir uma casa. Isso é muito interessante, visto que, pra uma casa ser forte e segura, a primeira coisa que deve ser feita é uma escavação e quanto maior for o edifício, mais profundo é preciso cavar. Só assim é possível ter bases sólidas, capazes de suportar os vendavais.

Quando buscamos mais e mais praticar os ensinamentos do Senhor, vivendo em nosso dia a dia a mensagem do evangelho que pregamos, estamos
colocando alicerces sobre a rocha e levantando muros que nos protegerão nas tempestades e não permitirão que em meio às tribulações a nossa fé seja
abalada.

Como você tem edificado a sua vida cristã? O que você tem depositado e gerado em seu coração? Seus frutos estão condizentes com a sua fé?
Que as palavras de Jesus mais uma vez nos levem à uma reflexão e sejam um convite a vivermos de fato o evangelho, edificando uma vida cristã
verdadeiramente sólida.

Pra. Kareen Magalhães