Vida Preciosa

Pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos. 2 Reis 1:13

Profeta era uma figura incômoda no AT, ele denunciava os erros dos reis e do povo. Nesse texto, vemos o profeta Elias enfrentando a idolatria do rei Acazias. O rei se feriu com gravidade em um acidente no palácio e mandou consultar Baal-Zebute se ficaria bom. O profeta interceptou os enviados do rei e deu uma sentença de juízo.

Indignado, Acazias, mandou um oficial e seus homens levarem o profeta até a sua presença. Elias, o homem de Deus, orou e um fogo do céu consumiu todos os guardas que foram prendê-lo. Um segundo oficial com seus homens foi enviado e chegou com a mesma postura arrogante e autoritária para prender o profeta. Pela segunda vez, o fogo do céu consumiu a todos. Os dois grupos foram exterminados.

O rei ordenou que um terceiro oficial levasse Elias à sua presença. Mas esse foi diferente. Ele chegou diante do homem de Deus ajoelhado, cheio de temor e com um espírito de súplica, conforme lemos no versículo em destaque. A esse Deus poupou. Elias o acompanhou e proferiu pessoalmente diante do rei, a palavra de sentença.

Isso me remete ao nosso comportamento diante do cumprimento de ordens. Agimos com temor ou arrogância? Com amorou autoritarismo? Deus nos mostra que um coração quebrantado é oque agrada a ele. É assim que conseguimos vencer diante das circunstâncias: voltar a outra face, não pagar o mal com o mal, orar pelos que nos perseguem. Jesus nos deu o exemplo ao rumar para a cruz: ele não abriu a boca para se defender. Tem horas que só a súplica e o espírito humilde nos preservam a vida.

Que possamos aprender com o terceiro capitão o segredo de ser humilde e temente a Deus a despeito do que temos de fazer.

Dc. Sérgio Seiffert