Onde está sua esperança? Lc 24.13-35

Mensagem do dia 17/02/2019

E agora? O momento político não é favorável a nós e logo agora que escolhemos um líder para nos representar… E todos tinham total confiança que seria ele o nosso salvador… Nossa esperança foi por água a baixo! Pode-se imaginar assim a conversa triste dos dois discípulos que seguiam para a aldeia de Emaus, cerca de 12km de Jerusalém. Em seus rostos estava estampado a decepção, a frustração pesava uma tonelada em seus ombros, enquanto arrastavam suas sandálias pelo caminho. Tudo o que sabiam é que a três dias morrera Jesus Cristo crucificado e junto com seu corpo foi sepultado também a esperança de todos aqueles que o seguiram por cerca de três anos e meio.

Os dias de hoje não são diferentes da narrativa de Lucas, pois o contexto é bem parecido. Na visão horizontal enxerga-se os mesmos problemas dapolítica, economia, enfermidades, decepções, lutas dia a após dia. O que esperar do amanhã? Em quem depositar nossa esperança?

Deve-se buscar a confiança na saudação do Apóstolo Paulo a Timóteo: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e Cristo Jesus, a nossa esperança” (1 Tm 1.1). Esta esperança não está em coisas terrenas, pois não pertencemos a este mundo. A certeza que ele nos dá não está limitada ao que podemos ter aqui, mas o que nos espera por meio de Cristo Jesus (Jo 14.2). Em outro texto Paulo deixaum alerta a igreja “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo” (1Co 15.19 NTLH). Esperar em Jesus é permitir que se realize à vontade d’Ele em nossas vidas. Quando assim permitirmos, teremos a sensibilidade de reconhece-lo em meio as dificuldades, tendo a certeza que Ele estará ao nosso lado em todo tempo e nunca nos abandonará, pois assim faz para aqueles que n’Ele esperam.

No texto de Lucas há um relato muito interessante que fala sobre os discípulos logo após a morte de Jesus: “mas os olhos deles foram impedidos de reconhece-lo… (Lc 24.16– NVI). As dificuldades, a falta de fé, é como escamas nos olhos nos impedindo de reconhecer a presença de Jesus ao nosso lado a todo instante. Na carta escrita aos colossenses (Cl 1.27) o apóstolo Paulo afirma que foi revelado uma gloriosa riqueza aos gentios que é Cristo a “esperança” de glória.

Que a Igreja Nova Vida de Águas Claras se firme nesta esperança de Cristo Jesus, a esperança da glória! (Cl 1.27).

Pr. Sérgio