Mensagem do dia 10/02/2019
Relendo a história do povo de Deus, Israel, maravilhei-me com o poder de Deus e Sua infinita sabedoria. No livro de Êxodo, quando Deus divide a terra prometida para cada tribo, está escrito: “Então o Senhor expulsará todas essas nações da presença de vocês, e vocês despojarão nações maiores e mais fortes do que vocês. Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês…” (Dt 11.23,24). Com base neste versículo aprendemos que o que Deus fala tem um período para o cumprimento, que às vezes se concretiza na mesma hora que Ele diz, mas pode ser que demore um dia, um mês, um ano ou até mais. Quero compartilhar com você leitor, dois detalhes interessantes: O primeiro está relacionado a promessa de Calebe e o outro sobre aqueles que não conseguiram expulsar os inimigos.
Calebe foi um dos protagonistas da história de Israel. Ele e Josué foram convocados para espiar a terra prometida. Isso foi fundamental para as vitórias. Moisés prometeu que daria a Calebe uma porção de terra. Ao final de 45 anos de batalhas, Calebe cobrou de Josué seu quinhão (Js 14.10). Preste atenção, passaram-se 45 anos e com 85 anos de idade, ele que ainda tinha forças para lutar, fez guerra e recebeu sua herança! Força crente! Às vezes demora para alcançarmos a promessa, mas vale a pena! Deus falou tá falado, aqui deu certo!
Mas há outro assunto que é mais complicado… “Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar, para por elas provar a Israel, a saber, a todos os que não sabiam de todas as guerras de Canaã” (Jz 3.1). A promessa estava adiante deles, porém a geração futura, que na época deviam ser crianças, não conquistaram toda a terra devido à imaturidade e infidelidade. Deus estava realmente propondo uma prova, porém essa nova geração não passou no teste. Deus falou tá falado! Porém, aqui não deu certo! Mas por quê?
Dois fatores: Os pais falharam na transmissão dos ensinamentos divinos, ou faltou a disposição humana em obedecer ao Senhor. Mas eles conheciam as promessas! Meditemos: Esperança, obediência e fé andam juntas. Se eles tivessem obedecido, a promessa de que Deus expulsaria os inimigos teria se cumprido. Isso se aplica a qualquer prova, tribulação ou problema que possamos passar na atualidade. O Deus da promessa é o mesmo que exige obediência.
Deus falou tá falado se nos dispusermos a obedecer, então obedeçamos para recebermos as suas inúmeras promessas.
Pr. Willian Alves