Mensagem do dia 17/03/2019
Toda Igreja tem um começo. No Brasil, o primeiro culto protestante foi realizado no dia 10/03/1557, no Rio de Janeiro. No dia 21/03/1557 aconteceu a primeira celebração da Ceia do Senhor, conforme o historiador Dr. Alderi Souza de Matos. Mas como tudo aconteceu?
A história conta que Nicolas Durand de Villegaignon requereu protestantes para contribuírem no estabelecimento da França Antártica, no Brasil. Para isso João Calvino mobilizou 12 cristãos de Genebra para fazerem parte da comitiva. No início, Villegaignon mostrou-se simpático aos recém-chegados. No primeiro culto protestante foi lido e explanado o Salmo 27.4. Por ocasião da celebração da primeira Santa Ceia em terras brasileiras, Villegaignon chegou a confessar publicamente sua fé, porém, logo mudou de opinião, acusando-os de heresia. O resultado disto foi que os calvinistas foram expulsos com exceção de cinco deles. Os que ficaram presos cantavam hinos de louvor dia e noite, mesmo sabendo que seriam mortos. Villegaignon, a fim de condená-los, formulou um questionário teológico e intimou para que respondessem no prazo de apenas 12 horas. Este ficou conhecido como “Confissão de Fé de Guanabara”, a primeira confissão de fé no Brasil. Enquanto escreviam encorajavam uns aos outros a permanecerem inabaláveis para não negarem a fé em Cristo. A história afirma que alguns assinaram com seu próprio sangue a sua sentença de morte. No dia seguinte, três deles foram executados. Um foi poupado por ser o único alfaiate da colônia e o quinto, Jacques le Balleur conseguiu fugir, mas logo depois preso e morto por enforcamento.
Hoje podemos cultuar livremente, mas este fato histórico nos faz refletir sobre o nosso compromisso com Deus e com a fé que professamos. Será que estaríamos neste grupo de adoradores que em meio ao martírio seguiram com fé nas suas convicções doutrinárias e bíblicas?
Que Deus conserve nossa igreja fiel à Palavra mesmo em meio ao sofrimento.
Pr. Eliézer