Uma Mulher de Deus At 16.13-15

Mensagem do dia 07/03/2019

No texto supracitado, Paulo está num lugar de oração com algumas mulheres. De acordo com a lei judaica, eram necessários pelo menos 10 homens para formar uma Sinagoga. Em Filipos, como não havia número suficiente, as mulheres se reuniam informalmente para orar e estudar a Torá perto de um rio, esperando que algum mestre judeu passasse e as fizesse compreender com mais profundidade as Escrituras. Destaca-se nesta história, Lídia, uma mulher de Deus. As características que destacam ela desta forma são:

1. Prioridade. Era sábado, e neste dia buscou um lugar de oração fora da cidade. Ela podia ficar lamentando o fato de não ter uma Sinagoga naquela região, mas não fez assim. Buscou um lugar onde poderia orar e aprender mais.

2. Trabalho. Lídia era vendedora de púrpura, um tecido muito comercializado naquela época. Ela não estava ali porque não tinha o que fazer. Interessante até mesmo o significado grego de seu nome. Lídia = trabalho árduo.

3. Temor. Lídia era temente a Deus (At 16.14). O verbo “temer” significa “reverenciar, adorar”. Ela valorizava a adoração acima das riquezas que possuía.

4. Compreende sua missão. Quando estava ouvindo a Palavra, o Senhor abriu seu coração (At 16.14). O verbo “abrir” significa “despertar a faculdade”. Este despertamento tirou-a da religiosidade, para missão.

5. Compromissada com a família. O texto diz que depois de conhecer verdades espirituais foi batizada com toda sua casa (At 16.15). O seu desejo não era egoísta, mas altruísta, levando toda sua família a este compromisso.

6. Serviçal. Quando despertada para esta nova consciência, disse: “Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai” (At 16.15). O texto diz que chegou a constranger Paulo. O verbo “constranger” é “compelir pelo uso de fortes argumentos”. Ela não poderia deixar de servir.

Com base na história de Lídia queremos parabenizar todas as mulheres da Igreja Nova Vida de Águas Claras que tem procurado lograr, conquistar, alcançar todas estas virtudes.

No dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e a igreja não poderia deixar de relembrar esta data tão especial. Por isso, com todo carinho, respeito e consideração, receba nossos sentimentos de alegria e gratidão pela vossa existência. Parabéns! Deus vos abençoe!!

Colegio Pastoral