Mensagem do dia 02/12/2018
Há um lindo hino da Harpa Cristã que diz: “As ondas atendem ao meu mandar: sossegai! Convosco estou para vos salvar. Sim, sossegai!”
Este hino é baseado nas narrativas dos Evangelhos segundo escreveram Marcos e Lucas, da travessia dos discípulos no mar da Galileia. É a narração de uma viagem que começou tranquila, numa noite onde a calmaria dos ventos previa uma travessia rápida e segura. Por isso, os discipulos que eram veteranos do mar e das ondas, guiavam o barco sem nenhuma preocupação, enquanto o Mestre, exausto, dormia depois de um dia tão longo. Porém, algo aconteceu no mar da Galiléia, que fez com que o descanso fosse interrompido. Uma violenta e repentina tempestade colocou à flor da pele os nervos daqueles discípulos. A fúria dos ventos e das ondas encheu seus corações de pavor. Posso imaginar discípulos ensopados, cansados de remar, pois a força humana é muito frágil contra o poder das tempestades. Diante daquela situação, Jesus não só teve que acalmar a tormenta, mas também os discípulos que ficaram atribulados.
Eles não esperavam uma tempestade naquela hora. E, por acaso, não é assim que acontece em nossas vidas? Pode ser que a nossa caminhada esteja tranquila e serena todos os dias, mas logo num instante, nos encontramos em meio a uma terrível tempestade, tendo que lutar pra salvar as nossas vidas ou a de alguém. Tempestades vêm e vão e não há poder humano que possa detê-las. Só Jesus é a nossa garantia pra atravessarmos todo tipo de tempestade e chegarmos seguros ao porto.
Muitas vezes, as lutas são tão grandes que sentimos como se a nossa fé e as nossas forças estivessem se acabando, e, como os discípulos naquele momento, dizemos: “Mestre, não te importa que pereçamos?” Precisamos saber que Ele nunca está indiferente à nossa tempestade, muito pelo contrário, nos momentos mais difíceis, o Senhor continua absolutamente comprometido conosco. Ele nunca nos deixará sozinhos.
Os discípulos fizeram bem em despertar Jesus. Ele é o Senhor Soberano e Onipotente que pode controlar as repentinas tempestades. Com Jesus em nossas vidas, as tormentas não nos afundarão, e Ele nos acompanhará até à margem. Esta é uma promessa do Senhor, portanto, sossegai!
Pra. Kareen Magalhães