Lições Sobre a Morte e Ressurreição de Lázaro Jo 11.1-46

Mensagem do dia 27/01/2019

Um dos fatos mais belos e espantosos do ministério de Jesus está registrado exclusivamente no Evangelho de João. Trata-se da história de Lázaro, amigo de Cristo e conhecido como aquele a quem Jesus amava (Jo 11.3). Lázaro residia em Betânia com suas irmãs, Marta e Maria. Em determinada ocasião, Jesus estando distante de Betânia, em Peréia, recebe a notícia referente à enfermidade na qual Lázaro fora acometido. Com uma confiança inabalável e uma serenidade digna de mestre, Jesus permanece ainda por dois dias naquele lugar e profere a seguinte afirmação: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado” (Jo 11.4). O que se segue é que embora tudo parecia estar bem, Lázaro acaba morrendo.

Jesus, agora, se dirige às proximidades do sepulcro de Lázaro. Ele estava morto há 4 dias. O choro comovente de Jesus faz-nos questionar, assim como Marta o faz. Será que Jesus não poderia ter feito algo? Será que ele realmente é o filho de Deus? Porque demorou tanto? No instante seguinte, a oração do mestre nos chama a atenção. Ele diz: “Pai, eu te agradeço porque me ouve … mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste” (Jo 11.42). Após essa oração Jesus diz simplesmente: “Lázaro, vem para fora!” Então aquele que estava morto ressuscita para a glória de Deus!

Retiramos lições surpreendentes do ocorrido:

1- Não importa quanto tempo Lázaro estava morto, o dono da vida estava presente,

2- Quando estamos em uma situação difícil, mesmo que a resposta pareça demorada, o Senhor está no controle, e

3- Mesmo quando Jesus parece estar distante, seus olhos oniscientes estão contemplando a nossa vida e se compadecendo de nós. Basta uma palavra para o Senhor mudar qualquer quadro em nossas vidas. Ele quer transformar morte em vida e vida em abundância!

Que a Igreja de Nova Vida siga confiante em Deus, sabendo que todas suas orações estão na presença daquele que tudo vê! Glória, pois a Ele, Amém!

Pr. Fabio Soares